28/03/2007

PLANTÃO












Oi pessoal!
Duas imagens acima: a primeira é uma cena do Domingo Sangrento no filme "O Encouraçado Potemkin". A outra é o cartaz do fantasioso filme Anastasia.

DICAS DE ESTUDO PARA A PROVA:
  1. Estudar as fases da Revolução Russa (ver resumo no caderno).
  2. Observar as imagens, símbolos e gráficos do cap. 2 do livro.
  3. Saber quem foram e o que fizeram os líderes socialistas (Marx, Lênin, Tróstki e Stálin)
  4. Estudar os exercícios de Para Casa corrigidos.
  5. Dormir bem na noite anterior, tomar café da manhã e RELAXAR!

CURIOSIDADES
1. Ainda hoje existe a Igreja Ortodoxa Russa e ela continua a defender o tzar!

2. O FIM DO TZAR E SUA FAMÍLIA:

Inicialmente detido em Tsarskoie Selo, Nicolau logo foi transferido com a família para Tobolsk, na Sibéria. Com a tomada do poder pelo partido bolchevique de Lenin, a família foi enviada a Ecaterimburgo A aproximação das forças brancas (monárquicas, contra-revolucionárias) induziu os novos governantes a apressarem a eliminação do tsar e de sua família no período da guerra civil (1918). O tsar, a tsarina, o tsarevitch e as quatro grã-duquesas, além do médico da família e três criados foram assassinados no porão da casa Ipatiev, na madrugada de 16 para 17 de julho de 1918, em Ecaterimburgo por um pelotão bolchevique liderado por Jacob Iurovski e Jacob Sverdlov. Nicolau e a esposa foram mortos a tiros, já suas filhas foram mortas a baionetadas.Em 1992, os restos mortais dos membros da família, que haviam sido jogados num poço, foram descobertos por arqueólogos russos e, em 1998, sepultados na catedral de São Pedro e São Paulo, em São Petersburgo.
Durante muitos anos, circularam lendas que evocavam a sobrevivência de alguns membros da família, principalmente da grã-duquesa Anastácia. Foi preciso esperar pela década de 90 para que os cientistas provassem, por meio de análises de DNA, que os restos descobertos do tsar e da sua família lhes pertenciam efetivamente, e que ninguém sobrevivera.
Texto completo aqui! E outro AQUI!

3. MAIS: A lenda de Anastácia e o enigmático monge Rasputin


ESPECIAL PARA 8ª A:
Conforme combinado em sala na quarta-feira (28/03), seguem as respostas corretas do dever: PÁG. 69:
5) Ponto comum e diferente entre bolcheviques e mencheviques:
O ponto comum é que os dois eram seguidores de Marx e desejavam implantar o socialismo na Rússia. A diferença está na forma de organização dos dois grupos: enquanto os mencheviques eram abertos, descentralizados e permitiam maior autonomia para as células (grupos de trabalhadores); os bolcheviques eram um grupo rígido, disciplinado, centralizado, que exigia dedicação integral dos seus membros.
15) Trótski e Stálin divergiam por ter idéias diferentes:
Trótski acreditava na REVOLUÇÃO PERMANENTE, ou seja, que o socialismo só poderia triunfar num país atrasado como a Rússia se a revolução se espalhasse pela Europa. Já Stálin acreditava no SOCIALISMO NUM SÓ PAÍS, ou seja, que seria possível construir o socialismo somente na URSS e, no futuro, difundi-lo para o mundo.
18) Caracterização do regime político stalinista:
O governo não era democrático, só podia existir um único partido (o comunista), toda oposição era proibida, reprimida (pela KGB) e perseguida; havia censura, as eleições eram encenadas, só uma minoria de burocratas (funcionários) do partido comunista tomavam as decisões. Havia intensa propaganda, um verdadeiro culto à personalidade de Stálin. Além disso, houve uma inegável melhoria nas condições de vida dos trabalhadores.
19) No tempo de Stálin a vida do povo soviético melhorou muito:
houve um grandioso crescimento econômico que tornou a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) uma das maiores potências do planeta. O governo passou a oferecer ao povo: trabalho, moradia, atendimento médico gratuito, educação (integral e universitária). Acabou a fome, o desemprego e as favelas.

Beijos! Tudo de bom! =]

2 comentários:

Nanda Hosken disse...

oii fernandaaa :D
primeira vez qui vim aqui
agora vo passa sempre xD

adorei,
beijuu
da nanda hosken da 8ª c

fernandagouveia@gmail.com disse...

Oi xará!
Que bom que você gostou do blog! Passe sempre e deixe recadinhos.... adoro ler!
Big abraço! =]