29/08/2007

Ficções - Guerra Civil Espanhola


Confira textos criados como se os alunos estivessem na Guerra Civil Espanhola (1936-1939):

"Ao Comando Republicano,

Espero que quando lerem esta carta, eu há muito tempo já esteja fora deste inferno. Estou há 2 meses em um túnel estratégico, construído pelos alemães aliados de Franco. Eles pretendem terminar o túnel quando tiver chegado ao quartel-general republicano. Vou sabotar uma das vigas deste túnel e fugir. Urich Von - Lichestein" - Bruno Ferreira , 8ª A.


"19 de Outubro de 1938
Meu nome é Maria Belita e me encontro participando de reuniões fascistas, estou quase vomitando de tanta hipocrisia que ouço nos planos deles. Espero que tudo o que ouço possa ajudar meus amigos. Dia de uma batalha:
Eles sabiam que eu estava lá, os fascistas me passaram o plano... não estamos aguentando, perdemos... os fascistas nos derrotaram com apoio da burguesia e da igreja". Ivan Corrêa - 8ª A

"Caro Generalíssimo Francisco Franco,
Quem lhe escreve é Pablo Mendes, falangista, e estou lhe enviando esta carta para o comunicar de um terrível ataque tramado pelos republicanos. Estou infiltrado em uma reunião do jornal da cidade e os republicanos querem publicar uma notícia denegrindo completamente vossa imagem. Aja rápido, pois isto pode acabar com a era fascista na Espanha.
Cordialmente,
Pablo Mendes." - Natália Couto Figueiredo - 8ª B

"É aqui na Espanha que nasci, cresci e vou morrer um dia. (...) Foi em busca de meus ideais que me tornei líder da Frente Popular da Espanha e, junto com outros republicanos, conseguimos vencer as eleições e assumir o governo espanhol.
Por causa desse fato, iniciou-se uma enorme guerra civil, pois nossos opositores não aceitaram a nossa vitória. A Guerra se expandiu para o mundo. Presenciei milhares de mortes (...) nossas tropas eram poucas e não conseguimos combater os falangistas. Hoje a guerra acabou, mais deixou feridas que nunca mais irão cicatrizar.
Maciel Fonseca, 1939." - Leticia Fernandes - 8ª B

"Nós queremos justiça para que o povo tenha direitos e possamos implantar em nosso governo uma sociedade com justiça. Ganhamos as eleições mas ao invés de implantar um governo democrático, acabamos sofrendo um grande golpe e os falangistas nos roubaram o poder. Ao invés de um governo bom, tivemos a tomada de um partido ditatorial e totalmente contra as idéias do povo". Marina, A Republicana - Marina Bueno - 8ª C


"Madrid, Espanha, 1/1/1939
Meu nome é Juan Ortiz, tenho 20 anos e sou natural de Buenos Aires, Argentina (...)
Depois de ser demitido e ser abandonado por minha esposa, me sentindo arrasado e sem objetivo certo na vida, decidi me alistar e ir para a Espanha (...)
Descobri que aqui nessa maldita guerra o lugar comum de todos é a morte e a destruição, esperanças perdidas aliadas ao desespero. (....)
Descobri também que não há lado mal ou bom em uma guerra, todos são vítimas da crueldade e selvageria de ambos os lados e, por último, tive uma constatação: 'Eu assim como milhares de companheiros e inimigos, morrerei aqui, em uma pátria alheia, com esperanças frustradas e sem encontrar a honra, a realização e muito menos a vitória nessa guerra'." - Victor Bahia - 8ª C


Muy bien! Saludos cordiales! =] Fernanda

4 comentários:

Anônimo disse...

q Professorinha g...interessante!

Unknown disse...

Olá garotos e professora,
Adorei os textos produzidos por vocês. Deve ter sido muito bom escrever sob essa ótica. Adorei todos eles...Um abraço a todos e Parabéns!

Se puderem visitem o nosso blog da Escola Ana Néri, de Marques de Souza - RS
http://letraleve.blogspot.com

fernandagouveia@gmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fernandagouveia@gmail.com disse...

Oops! Agora vai:

Olá Luciane!
Agradecemos pela sua mensagem! É uma honra saber que colegas educadores do Sul nos visitam!

Parabéns pelas produções de texto presentes no blog de vocês!
Quem sabe podemos criar juntos um intercâmbio virtual entre os mineiros e gaúchos da 8ª Série? =]

Big abraço! Fernanda Gouveia
Colégio Magnum Agostiniano - Belo Horizonte/MG